AzTudo na frente Com Você

O LNB (Low Noise Block) ou NLBF (Low Noise Block Feedhorn) é um componente encontrado na ponta de uma haste no centro da antena. Ele é usado para a recepção de sinais de satélites emitidos na faixa de frequência das ondas electromagnéticas do tipo microondas. Todos os LNBf’s convertem as frequências recebidas do satélite em Banda C ou Ku para a Banda L (na faixa entre 950 e 2.050 MHz) na saída para o receptor.



Qual a diferença entre LNB e LNBF?
A diferença está no “F” da sigla LNBF significa que o LNBF  já tem um Feedhorn (Alimentador ou Iluminador) embutido no seu corpo e não é necessário comprar o feedhorn para agregar ao LNB.

Já o LNB comum pode-se colocar Feedhorn customizados conforme a necessidade da antena, o que acarretaria na qualidade e força do sinal captado. Também recebe sinal em apenas uma polaridade, vertical ou horizontal no caso da transmissão linear; direita ou esquerda no caso da transmissão circular.




Existe também um modelo chamado LNB-Polar-Rotor (Ou Servo-Motor) circuito conversor/amplificador, necessitando de um Iluminador (alimentador) separado para sua operação,rabalhavam em uma faixa de freqüência de 950 a 1450 MHz que é apenas para uma TV. Esse modelo de LNB está em desuso.



Banda C ou KU?
Os LNBFs banda C mais utilizados são: Monoponto e Multiponto. Eles tem várias temperaturas de ruído e valores de ganho. Sempre procure pelo que tem a menor temperatura de ruído e o maior ganho. Normalmente, encontra-se com facilidade LNBf‘s com temperatura de ruído de 17º, 15º, 13º e 12º e ganho entre 65 e 67dB.São utilizados para captar o sinal de satélites de TV aberta

Os LNBFs banda KU mais utilizado é o Monoponto Universal, O LNBF Universal capta uma ampla gama de frequência de entrada. Sintoniza toda faixa de frequências da Banda Ku (10,7 a 12,75 GHz).

Existem LNBF’s banda KU que sintonizam somente a primeira faixa da Banda Ku (10,7 a 11,7 GHz), apelidada de “banda baixa”.Também existem os que sintonizam somente a segunda faixa da Banda Ku (11,7 a 12,75 GHz), apelidada de “banda alta”.Tem várias temperaturas de ruído (0,7 dB por exemplo) e valores de ganho (62 dB por exemplo), verifique estes dados na hora da compra e escolha sempre o que tiver a menor temperatura de ruído e o maior ganho. São utilizados para captar o sinal de satélites de TV aberta e fechada.



LNBF Monoponto banda C

Troca de polarização utilizando voltagem diferente, normalmente 14 Volts para Vertical e 18 Volts para Horizontal e o oscilador local é de 5150 Mhz.
Não podemos ligar dois receptores na mesma antena utilizando um divisor, pois entrariam em curto circuito quando um deles estiver sintonizando canal da polaridade Vertical e o outro da Horizontal.



LNBF Multiponto Banda C
Troca de polarização utilizando frequências diferentes e uma única voltagem, normalmente 14 Volts, e o oscilador local são de 5150 MHz para uma polaridade e 5750 MHz para outra.
Também possui  apenas uma saída, e podemos ligar vários receptores no mesmo LNBF utilizando um divisor, pois ambos utilizam a mesma voltagem para ambas polaridades (Vertical e o outro da Horizontal), quando utiliza-se os dois receptores ao mesmo tempo é recomendado desativar a alimentação de um deles.



LNBF "Turbinado"
Trata-se de um termo para o LNBF comum, só que com um tubo despolarizador acoplado, é apenas um sistema de melhoria na recepção circular, usadas em Satélites da Banda C com polarização Circular L / R, como nos satélites Nss 806, SES 04, Nss 07 entre outros. Nesse sistema não há necessidade de usar plaqueta de teflon.


LNBF BANDA C com Diplexer.
Este tipo de  serve para combinar o sinal da parabólica banda com o sinal C da antena terrestre VHF, UHF (55 MHz à 890 MHz).


LNBF Híbrido Twin, Banda C e KU
É um LNBF de Banda C e Banda KU ao mesmo tempo, destinado a quem quer usar na mesma antena um receptor de banda C e outro de banda KU ao mesmo tempo.



LNBF Monoponto banda KU
Troca de polarização utilizando voltagem diferente, normalmente 14 Volts para Vertical e 18 Volts para Horizontal. O Oscilador Local para a Banda Ku “baixa”, de 10,7 a 11,7 GHz, é de 9750 Mhz e para Banda Ku “alta”, 11,7 a 12,75 GHz, é de 10600 MHz.
Não podemos ligar dois receptores no mesmo LNB utilizando um divisor, pois entrariam em curto circuito quando um deles estiver sintonizando canal da polaridade Vertical e o outro da Horizontal.



LNBF Twin banda KU pontos independentes.
Existem LNBFs de dois até oito pontos. Podemos ligar em dois ou mais receptores no mesmo LNBF, mais cada receptor sua saída sem o uso de divisor, para receber programação independente.



LNBF BANDA KU com DiSEqC
Trata-se de um LNBF com chave diseqc embutida ele vem com duas saídas, uma saída para o receptor e outra para outro LNBF. Desenvolvido para facilitar a instalação de quem usa dois satélites distintos e eliminando o uso de chave diseqc do lado do LNBF.



LNB NANO banda KU
Trata-se de um LNBF mais sensível, apelidado de “LNBF Anti-chuva” é um LNBF desenvolvido com maior capacidade de sinal, que procura evitar praticamente a queda do sinal em dias de chuva. “Praticamente” isto porque, existem chuvas com muita intensidade que nenhum LNBF consegue manter o sinal, o que realmente corta o sinal entre o satélite e a antena são as nuvens carregadas.





LNBF Multiponto SDU Banda KU
Enquanto o LNBF banda KU universal possui várias saídas para multiponto, este tem apenas uma saída e com um divisor de sinal de antena parabólica ele vira multiponto, ou seja, a mesma saída é capaz de alimentar vários receptores da mesma maneira que um LNBF Banda C multiponto.




LNBF Twin Carona banda KU
São dois LNBFs  carona de fabrica, grudados igual gêmeos siameses, existem vários modelos, de dois a três feedhorns, desenvolvidos para captar sinal de dois ou mais satélites distintos(dependendo do modelo) usando somente uma  antena, normalmente antena do tipo elliptical.
Podemos ligar em dois ou mais receptores comuns, no mesmo LNBF mais cada receptor em sua saída, sem o uso de divisor (se o LNBF Twin carona não for do tipo SDU) ou dois satélites em um só receptor do tipo SKS (receptor com entrada para 2 satélites).



iLNB - LNBF IP
A grande diferença deste LNB é que o sinal se torna digital já dentro do LNB e com isto ele oferece ao mesmo até oito canais em simultâneo, podendo tanto ser de canais abertos quanto codificados e podendo estes canais estarem em qualquer dos transponders dos satélites que estejam numa mesma posição orbital.
Da mesma maneira a frequência captada poderá ser transferida para um ou vários dispositivos, sejam eles smart TVs, tablets, smartphones ou outros que possam ser conectados através de uma rede doméstica.



Opto-LNBF FC/PC (fibra óptica)
Opto-LNBF vem com saída óptica FC / PC é um dispositivo moderno que recebe sinais de satélite em na faixa de 7,10 -11,7 GHz e 11,7- 12,75 GHz convertendo-os em 0,95 - 5,45 GHz, que modula o sinal de saída óptica (transmissão 2, 1310nm). O sinal óptico, é transmitido através de um único modo de fibra óptica, é recebida por SAT-SE receptor óptico/ conversor.

 CRÉDITOS; SITE GIGASATBRASIL

PARTICIPE DA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK 

Tags do Post:

No Comment to " O QUE E UM LNB? QUAL TIPO DEVO USAR? 28/03/2018 "

Não divulgue nada como propagandas e links, não xingue!

Faça um comentário significativo que seja construtivo ao blog AZ-TUDO!

AZ-TUDO INDICA

Seguidores

AZ-TUDO INDICA

BANNER PARCEIROS